No mês de dezembro o município de Santo Ângelo recebeu 11 novos médicos que estão ocupando as vagas deixadas pelos profissionais cubanos do Programa Mais Médicos, após o rompimento do convênio entre Cuba e Brasil. Das 15 vagas que ficaram em aberto, o município tem hoje 14 profissionais atuando na rede de atenção básica em saúde.
Os primeiros profissionais que chegaram ao município foram selecionados no primeiro edital do Ministério da Saúde, em dezembro passado. Na segunda fase, já em janeiro deste ano, mais
quatro médicos vieram para Santo Ângelo e, de acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Bernardi, ainda resta uma vaga que deve ser preenchida no terceiro edital que será lançado nas próximas semanas.
Os 14 médicos já estão atendendo a população santo-angelense da área urbana e rural. Conforme o secretário de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, eles estão sendo bem recebidos pela comunidade. “Estamos recebendo elogios da população que utiliza os serviços das
unidades de saúde de família da rede pública, onde os médicos foram bem acolhidos e nosso objetivo é manter o bom atendimento e a qualidade dos profissionais responsáveis por atender a população”, explicou Cavalheiro.
INTERIOR
O secretário também informou que desde o dia 7 de janeiro, os médicos da rede pública municipal estão atendendo as unidades de saúde do interior do município, em sistema de revezamento, para garantir o atendimento básico às comunidades rurais.
Confira a escala de atendimento para o interior:
28/01 – Segunda- feira – Cristo Rei – Manhã e tarde
29/01 – Terça-feira – Restinga Seca (manhã) e Comandaí (tarde)
30/01 – Quarta-feira – Rincão dos Mendes (manhã) e Três Sinos (tarde)
31/01 – Quinta-feira – Restinga Seca (manhã) e Lajeado do Cerne (tarde)