O mais recente informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, divulgado ontem à tarde, destaca que houve colheita de mais algumas lavouras de soja, porém a área colhida ainda é muito inexpressiva, ou seja, 0,2% do total.
O rendimento médio por hectare é de 12,2 sacas. Em Santo Augusto a produtividade está entre 10 a 15 sacas. No entanto, em Jóia, são apenas duas sacas por hectare. Na região, em várias lavouras não ocorre colheita da soja, pois é inviável em razão da baixa produtividade, resultado da estiagem.
Do total da oleaginosa nas lavouras, cerca de 2,30% está em maturação, 38% em granação, 28% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo. Com o clima seco, há antecipação da finalização do ciclo das plantas. Segue alto o ataque de tripes na soja.
Referente ao milho, a colheita, na região de Ijuí, está em 88,20% e rendimento médio de 72,20 sacas por hectare. 10,50% da cultura se apresenta em maturação e 0,30% em granação. O milho semeado no mês passado está com desenvolvimento lento, mas apresenta folhas verdes. Por outro lado, existe alta incidência de cigarrinha nas lavouras.
Informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí