Busca rápidaX

MANCHETES

Santo Cristo sediará reunião regional sobre crise na cadeia produtiva do leite

12 de novembro de 2025

No vai e vem dos problemas do leite no Rio Grande do Sul, a cadeia produtiva desse alimento passa por nova crise. Baixo preço pago ao agricultor e alto custo de produção resultam em pouca margem de lucro para os produtores ou até prejuízos.

Em Ijuí, a informação é de que há agricultores que recebem em torno de 2 reais e 20 centavos por litro, porém, alguns até menos de 2 reais. No geral, produtores ganham de 1 real e 80 centavos a 2 e 50. Como mais uma forma de tentar resolver o problema, a Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura – realiza uma série de encontros no interior do Rio Grande do Sul. Olavo Vieira tem mais informações.

As reuniões contam com presença de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, prefeitos, vereadores, secretários municipais da agricultura, cooperativas, Emater, integrantes do governo federal e produtores. Ontem, no município de Teutônia, aconteceu o primeiro evento. Hoje, haverá reunião em Casca; na próxima terça-feira, em Palmitinho; e quarta-feira que vem, no município de Santo Cristo.

Em Santo Cristo, o encontro vai acontecer no parque de exposições, com participação das regionais da Fetag de Ijuí, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Santa Rosa. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, ressalta que uma das causas do baixo preço do leite pago ao agricultor segue sendo a entrada de produto do Mercosul, especialmente do Uruguai. Trata-se de leite em pó que chega de outros países ao Mercosul, é dissolvido em água e vendido ao Rio Grande do Sul, com preço menor que o produzido no território gaúcho.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!