O município de Ijuí sediou na última semana a fase inicial do projeto Inova Pampa, encontro que reuniu empreendedores, acadêmicos e representantes do ecossistema de inovação em um espaço de cocriação. Segundo o Gestor de Inovação do Sebrae-RS, Cássio Fridriczewski, este é um programa nacional ligado ao projeto Biomas.
Observa que mais do que promover trocas de conhecimento, o Ideathon marcou o início do período de inscrições para o programa, aproximando potenciais empreendedores das oportunidades oferecidas pelo Inova Pampa.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Impulsa Ijuí, Criatec, Sebrae RS, Unijuí, Itecsol (Incubadora de Impacto Social da Unijuí), fortalecendo a integração de instituições comprometidas com o desenvolvimento sustentável do território.
Com foco no Bioma Pampa, o Inova Pampa tem como propósito estimular soluções tecnológicas e sustentáveis que contribuam para a bioeconomia, a resiliência climática e a inclusão social. Na etapa de Ideação, o programa funciona como uma pré-aceleração voltada a pessoas físicas residentes no Rio Grande do Sul que possuam propostas de negócios relacionadas à bioeconomia.
O objetivo é apoiar o surgimento de novas ideias, auxiliando os participantes a estruturar modelos de negócio, validar produtos e serviços e preparar-se para o mercado. O projeto visa desenvolver soluções tecnológicas ou inovadoras a partir das características únicas que cada bioma possui.
O programa iniciou neste semestre e segue até o final de 2026, dividido em 03 fases: A etapa que está ocorrendo agora é a de ideação, com a seleção de 55 ideias que terão treinamento e mentoria para desenvolver esta iniciativa.
O Inova Pampa trabalha com cinco temáticas prioritárias para o desenvolvimento de ideias. Trata-se da produção sustentável, agricultura e pecuária, alimentos, bioenergia, biodiversidade, fármacos, fitoterápicos, cosméticos, novos materiais, entre outros.
Na infraestrutura envolve construção, logística, mobilidade, como forma de entender o bioma pampa na região da campanha, por exemplo. Outras ações são voltadas a cultura e turismo, identidade territorial, como forma de valorizar o que possui nestes setores.