Busca rápidaX

MANCHETES

Secretária Arita Bergmann cumpre agenda em Tupanciretã

5 de abril de 2022

Em visita a Tupanciretã, na região central do Estado, nessa segunda-feira (04/04), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu com 14 secretários municipais de Saúde da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que tem sede em Santa Maria.

A secretária Arita ouviu as demandas da região, que envolvem, na maioria, pedidos de aumento na oferta de serviços de Saúde em diversas especialidades mais próximos aos municípios. “Nossos carros da Secretaria não param no município, pois estão sempre levando pacientes para realizarem consultas ou tratamentos em lugares distantes, como Santa Rosa ou Porto Alegre”, falou o secretário municipal de Saúde de São Francisco de Assis, Leonardo Pilar.

Arita Bergmann falou sobre os programas do Governo do Estado Assistir, Avançar na Saúde e Cirurgia+, destinados a aplicação de recursos na área da Saúde para qualificação da rede hospitalar, ambulatorial e da Atenção Primária, além de suprir a demanda de cirurgias eletivas que ficaram reprimidas por conta da pandemia. Arita e a equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES) irão analisar os projetos apresentados e dar os encaminhamentos possíveis.

O secretário de Saúde de Tupanciretã, Vinicios Nagera, falou que o trabalho da SES pode ser entendido como “simples atos administrativos, mas é essencial para quem recebe os benefícios na ponta e tem sua vida salva”.

Participaram os secretários de Saúde de Tupanciretã, São Francisco de Assis, Santiago, Júlio de Castilhos, Mata, Quevedos, São Vicente do Sul, Itacurubi, Santa Maria, Paraíso do Sul, Dona Francisca, Unistalda, Agudo e Ivorá.

Hospital de Tupanciretã

Na sequência, a secretária visitou o Hospital de Caridade Brazilina Terra, de Tupanciretã. Um dos pleitos realizados à gestão estadual é a reforma do bloco cirúrgico da instituição. “Precisamos ampliar os hospitais nas regiões e pensar no futuro. Estamos aqui para ouvir, nos colocar no lugar de quem mora aqui e auxiliar na busca de soluções”, concluiu a secretária Arita.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde RS