Busca rápidaX

Secretaria da Agricultura do RS intensifica monitoramento após casos de gripe aviária na Argentina e Uruguai

16 de fevereiro de 2023

Com a confirmação de casos de gripe aviária na Argentina e Uruguai, que ocorreu ontem, o governo do Rio Grande do Sul está mobilizado para evitar qualquer tipo de problema, visto que o Estado faz fronteira com os dois países. A doença ocorreu em aves silvestres nos vizinhos países, que apareceram mortas em parques nacionais. Nesta quinta-feira, a secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul emitiu nota sobre o assunto.

“A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) está mobilizada e monitorando atentamente as notificações de casos da gripe aviária na América do Sul. No Brasil, assim como no Rio Grande do Sul, não houve detecção da doença até hoje.

O Serviço Veterinário Oficial (SVO), que engloba representantes do Ministério da Agricultura e órgão estaduais, atua em atividades de vigilância e mitigação de riscos para comprovar a ausência de circulação viral através do atendimento e investigação de todas notificações recebidas em aves, seja na avicultura industrial como nas criações de subsistência e em aves silvestres de vida livre.

O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi está alinhado com as estratégias de vigilância em influenza aviária desde o início das ocorrências. Ações preventivas já foram reforçadas em áreas de maior risco desde a detecção do vírus em outros países da América do Sul”.