A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul apreendeu duas toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo em um abatedouro clandestino no município de Bossoroca. A ação ocorreu na sexta-feira passada (10/7).
A equipe da Regional de São Luiz Gonzaga, composta por médicos veterinários e técnico agrícola, contou com o apoio da Brigada Militar na ação que descobriu o abatedouro clandestino. O local funcionava em péssimas condições de higiene, abatendo e colocando a carne sem qualquer inspeção no comércio da cidade, pondo em risco a saúde da população. A carne apreendida foi inutilizada.
“Devemos, como equipe técnica da Secretaria da Agricultura, zelar pela saúde pública, trabalhando para evitar e inibir essa prática. Além de pôr em risco a saúde humana, abates clandestinos são um importante fator de fomento à prática do abigeato”, destaca a supervisora da regional, Franciele Menna Barreto. A fiscal ressalta ainda que o trabalho de conscientização da população para o risco de consumir esse tipo de produto é uma preocupação constante da regional.
Denúncias sobre abatedouros ilegais devem ser encaminhadas diretamente às inspetorias de defesa agropecuária locais. Devido à pandemia, as inspetorias também estão realizando atendimento remoto por e-mail ou WhatsApp. Os contatos podem ser consultados aqui. O número de WhatsApp de cada inspetoria é o mesmo de telefone fixo.