Busca rápidaX

Secretaria da Agricultura planeja microchipagem de cavalos do RS

8 de abril de 2022

Nesta semana a secretaria da agricultura do Rio Grande do Sul publicou uma instrução normativa no Diário Oficial do Estado informando que o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal vai atualizar o aplicativo “Galope” para atender uma alteração do Manual de Procedimentos para Trânsito de Equinos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por meio dessa atualização, vão os animais que estão cadastrados no app “Galope” vão ser microchipados.

Ainda não há uma data para o início da microchipagem, já que a secretaria precisa adequar o sistema do aplicativo e ter recursos disponíveis para a compra dos chips e pagamento da mão de obra. A expectativa é de que a verba para a primeira etapa desse trabalho venha de emenda parlamentar do Deputado Federal Covatti Filho, do Progressistas. O montante a ser empenhado é de R$ 500 mil.

De acordo com Rosane Collares, diretora do departamento de vigilância e defesa sanitária animal, a instalação do chip não é obrigatória para todos os animais. Porém, é obrigatória para quem já está inserido no App Galope ou para quem queira utilizar o sistema. Contudo, a GTA, Guia de Trânsito Animal, vai continuar sendo utilizada. A ideia do Departamento é aproveitar eventos com concentração de equinos para realizar a instalação dos chips.

Saiba mais na entrevista com Rosane Collares:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!