Busca rápidaX

MANCHETES

Secretaria da Saúde de Ijuí disponibiliza ivermectina, mas sem protocolo para Covid-19

6 de julho de 2020

A ivermectina, medicamento indicado para tratamento de males causados por vermes ou parasitas, como sarna, lombriga e piolho, por exemplo, nos últimos dias passou a ser comentada como produto de apoio no combate ao novo coronavírus.

O medicamento pode ser comprado em farmácias, inclusive sem receite médica, o que também levou muitas pessoas a utilizar. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia destacou que não existem evidências científicas de que quaisquer das medicações disponíveis no Brasil, tais como ivermectina, cloroquina ou hidroxicloroquina, colaborem para melhor evolução clínica dos casos da Covid-19.

Já a Sociedade Brasileira de Infectologia, em comunicado, nos últimos dias, esclareceu que muitos dos medicamentos que demonstraram ação antiviral no laboratório não tiveram o mesmo benefício em seres humanos, o que inclui a ivermectina.

A secretaria da Saúde de Ijuí tem no estoque o mencionado medicamento, até porque é de uso regular nos ambulatórios em razão do tratamento de outros problemas de saúde, como já informado. Porém, o secretário municipal de Saúde, Marco Atkinson, disse que a pasta não tem protocolo de utilização da ivermectina para casos de Covid-19, ou seja, não existe indicação geral, e cabe a cada médico receitar, conforme as condições e aceitação do paciente.

O mesmo vale para a azitromicina, que é um antibiótico, e a cloroquina, também discutidos para ajudar no controle do novo coronavírus. Marco Atkinson esclarece que a secretaria de Saúde de Ijuí disponibiliza os medicamentos, no entanto, a recomendação é direcionada para cada médico, até porque, podem produzir efeitos colaterais nas pessoas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí