Busca rápidaX

MANCHETES

Secretaria da Saúde Lança Estratégias de Enfrentamento ao Aedes aegypti em 2023

17 de janeiro de 2023

Para sensibilizar e mobilizar gestores, profissionais de saúde e toda a população gaúcha com relação à necessidade de combater o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika Vírus, a Secretaria da Saúde(SES/RS) realiza nessa quarta-feira (18/01), o “Lançamento de Estratégias de Enfrentamento ao Aedes e às Doenças por Ele Provocadas 2023”. O evento será às 14h no Auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), localizado na Rua Marcílio Dias, 574, em Porto Alegre. Também haverá transmissão online.

Conforme o painel de casos da Dengue RS, em 2023, já foram notificados, até 16 de janeiro, 146 casos, seis confirmados,(sendo 2 em UTI), 20 descartados e 120 em investigação.

O ano de 2022 terminou com 66.779 casos de dengue confirmados, dos quais, 66 foram à óbito. A análise genômica apontou a circulação do sorotipos DENV2 em seis municípios gaúchos com co circulação dos dois sorotipos, DENV-1 e DENV-2, aumentando o risco do aparecimento de forma grave da doença.

Diante deste cenário, a SES/RS. por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), já havia emitido, em 27 de dezembro, um Comunicado de Risco, para alertar sobre o aumento de casos notificados em 2022, que já ultrapassava o limite superior da média móvel do número de casos da série histórica. O documento orientava gestores a intensificarem as ações de rotina que envolvem a vigilância e controle do vetor, aos profissionais de saúde quanto à suspeição clínica dos casos e atendimento oportuno, e a população para os cuidados preventivos com relação ao mosquito e medidas individuais de proteção.

 

card com informações do lançamento das ações contra o Aedes. 14h do dia 18/01/2023 na Famurs

Fonte: rs.gov.br