Busca rápidaX


MANCHETES

Secretaria de Educação de Cruz Alta investe R$ 400 mil em produtos da agricultura familiar

14 de julho de 2020

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer alimentação saudável aos milhões de estudantes das escolas públicas de todo Brasil. Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida essa que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Em Cruz Alta, são 11 famílias, além das Cooperativas da Agricultura Familiar que participam do programa, ofertando produtos de qualidade direto da propriedade do agricultor. Segundo dados da Secretaria de Educação do Município, no ano de 2019, foram investidos R$ 401.592,70 na compra dos produtos dos agricultores locais e de Cooperativas da Agricultura Familiar, representando 57% do investimento. 

Os produtores recebem a Emater em suas propriedades, que presta assistência técnica na produção e também faz a articulação para a comercialização com as Escolas Estaduais, Prefeitura Municipal e Exército Brasileiro, além de elaborar os projetos de venda dos agricultores. “Consideramos o PNAE um programa muito importante, pois gera renda para a agricultura familiar e incentiva o aumento da produção de alimentos”, afirmou Larissa Reis, Engenheira Agrônoma da Emater/RS-Ascar.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Claudir Capelesso, para a agricultura familiar o PNAE agrega um maior valor do produto pela comercialização direta, o que contribui para um aumento da renda familiar e, além disso, estimula a permanência do jovem no campo. “A SMDR, através da Patrulha Agrícola Mecanizada, procura dar prioridade nos atendimentos para as famílias que produzem para o PNAE”, informa.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta