Busca rápidaX

Secretaria de Obras de Ajuricaba executa trabalhos de alargamento e limpeza de estrada

10 de fevereiro de 2026

A Secretaria de Obras de Ajuricaba iniciou nesta semana os trabalhos de alargamento da estrada, que antecedem o cascalhamento na Linha 18, na saída do município, abrangendo o trecho compreendido entre o início da ponte sobre o Rio Cachoeira até a ponte do Rio Ijuí, no sentido a Bozano.
O projeto, elaborado no ano passado, contempla intervenções nas comunidades das Linhas 18 e 19, prevendo a recuperação completa dos trechos por meio de alargamento da via, limpeza das margens, aplicação de cascalho e ampliação de bueiros, com o objetivo de melhorar as condições de trafegabilidade e segurança. Como parte das ações previstas, no ano passado já foi realizada a aplicação de pedra brita em aproximadamente 500 metros na Linha 19, logo após o calçamento da saída do município, qualificando o acesso naquela localidade.
O investimento é proveniente de recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no valor total de R$ 299.796,29, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). O programa estadual foi criado para apoiar os municípios que decretaram situação de emergência em razão das enchentes, com foco na recuperação da infraestrutura rural e na restauração da trafegabilidade das estradas afetadas.
Com a conclusão do processo licitatório, o custo final do projeto ficou abaixo do valor inicialmente previsto, gerando um saldo aproximado de R$ 80 mil. Diante disso, o Setor de Planejamento formalizou com o Governo do Estado um termo aditivo, permitindo a ampliação das metas do projeto, viabilizando nova licitação para contratação de horas de aquisição de pedra brita.
Os recursos possibilitaram a contratação de horas-máquina de equipamentos essenciais, como escavadeira hidráulica, rolo compactador, caminhões e motoniveladora (patrola), além da aquisição de insumos como brita e cascalho, fundamentais para garantir maior durabilidade e qualidade das melhorias executadas.
Segundo o prefeito Paulo Dolovitsch e a Secretaria de Obras, a intervenção integra um planejamento contínuo de melhorias na malha viária do interior, priorizando os trechos mais afetados pelas intempéries e com maior fluxo de transporte da produção agrícola.

Fonte: RPI e prefeitura
error: Conteúdo protegido!