A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta manhã o relatório de gestão do segundo quadrimestre do ano. O secretário da pasta, Josias Pinheiro, disse que neste segundo quadrimestre a secretaria tem investidos R$ 27.92 % de recurso livre do município na área da saúde, já que a constituição federal exige 15% e a lei orgânica do município requer mais 20%. “Estamos 7% acima do exigido pela lei, o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, bom porque significa que os investimentos prioritários são na área da saúde, e ruim porque esse percentual maior acaba sendo retirado de outras pastas do município” comenta Josias.
As dificuldades de negociação quanto ao repasse de valores financeiros com o governo do estado também foram pautas nesta manhã. Pinheiro afirma que somente em 2019 a dívida já ultrapassa 1 milhão e meio de reais, e quando somado os anteriores, o valor que o estado tem em débito com Ijuí ultrapassa a faixa dos 8 milhões de reais.
O orçamento total disponível para a Secretaria Municipal de Saúde em 2019 era de 80 milhões. Segundo o secretário, até o final do ano esse valor vai ultrapassar, e fechar com cerca de 83 milhões investidos, verba que já está orçado na LDO para 2020, mantendo a média histórica. O titular da pasta afirma que os principais investimentos na área foram destinados aos mais de 650 profissionais que atuam no município.