A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Ijuí tem investido em novas formas de ensino para proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras e desafiadoras. Em parceria com o Projeto Xxperiences, a SMED tem proporcionado aos estudantes do 9º ano de várias escolas municipais atividades de práticas corporais de aventura na natureza.
Os alunos participam de uma vivência única, com práticas de Stand Up Paddle (SUP) e corrida de orientação. Hoje (05), 24 alunos da Escola Soares de Barros desenvolveram atividades durante a manhã, seguindo cronograma. O projeto XXperience, iniciado em 2008, tem como propósito ajudar pessoas sem experiência prévia em esportes aquáticos e de aventura, e é contratado de forma terceirizado pela Secretária de Educação Municipal. A família Otonelli cede o espaço que fica no loteamento Ijuí Eco Reserva, desde 2019, para a prática das atividades.
A prática nas escolas começou em 2017, com o objetivo de integrar a educação física do 9º ano com atividades que estimulam a convivência com a natureza e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. O projeto conta com a orientação dos professores, que preparam os alunos com aulas teóricas sobre práticas de aventura antes das vivências.
Um contratado de forma terceirizada acompanha as turmas e é responsável por compartilhar seus conhecimentos com os estudantes. Ele observa que os alunos, apesar de novatos, aprendem rapidamente e se mostram entusiastas nas atividades. “O nível de evolução deles é impressionante”, destaca o educador, que vem acompanhando o progresso das turmas e a integração dos alunos com as práticas.
Este ano, oito turmas estão agendadas para participar das atividades, que têm média de 100 alunos ao ano, englobando práticas em água e solo. O financiamento das atividades é garantido pela Secretaria de Educação, que busca proporcionar aos estudantes novas experiências que além de agregar ao aprendizado curricular, promovem o bem-estar e o desenvolvimento físico e social dos jovens.
A participação das escolas no projeto é voluntária, com maior envolvimento das instituições que têm interesse e disponibilidade para integrar essas práticas no seu calendário escolar. As atividades de aventura são uma excelente forma de desafiá-los, incentivando o trabalho em equipe, a superação e o contato direto com a natureza.