A redução no número de casos suspeitos da Covid-19, e a intenção de reduzir custos com a estrutura montada para o primeiro atendimento aos pacientes, motivaram a transferência de local do Centro de Triagem no município. Até o fim desta semana, a estrutura funcionará no Ginásio Municipal de Esportes, e a partir de segunda-feira passará para o prédio da Secretaria de Saúde, na rua 19 de Outubro. Segundo o secretário Márcio Strassburger, os ajustes internos já ocorrem desde a semana passada, e até o fim de semana será estruturado o acesso exclusivo para o Centro de Triagem.
Na próxima sexta-feira, haverá atendimento apenas na parte da manhã no Ginásio de Esportes, e à tarde a transferência de local já começa. Na segunda-feira, dia 8, todos os pacientes com sintomas suspeitos da Covid-19 devem se dirigir ao prédio da Secretaria para atendimento. Inaugurado em abril, o Centro de Triagem foi projetado para uma elevada demanda de atendimento de casos suspeitos de Coronavírus.
Conforme o secretário Márcio, os números atuais são mais reduzidos. Além disso, foi feito um estudo sobre o que está sendo utilizado em termos de salas, número de profissionais e fluxo de pessoas no CT. Com esses dados, a Secretaria chegou à conclusão de que é possível ofertar o serviço na sede da pasta e, assim, diminuir custos de operação. Entre os contratos para vigilância, limpeza e higienização, e funcionários com contratos emergenciais, o custo mensal do serviço em Ijuí chega a R$ 220 mil. Eliminando os custos de vigilância e limpeza, além da redução de servidores, a Secretaria espera economizar R$ 80 mil mensais. Mesmo com a readequação de estruturas, a prefeitura de Ijuí garante que não haverá prejuízo na prestação de serviços do Centro de Triagem.