Desde setembro, Ijuí conta com contêineres para o recolhimento de lixo distribuídos em diferentes áreas da cidade. Segundo o titular da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), Yuri Pilissão, a novidade veio para modernizar, automatizar e acondicionar de forma correta os resíduos no município. Em entrevista à Rádio Progresso, o secretário destacou que a aceitabilidade tem sido positiva, porém ainda há muitos desafios.
Entre os problemas citados por Yuri está o descarte incorreto de vidros. Os contêineres disponíveis, nas cores azul e laranja, são para resíduos recicláveis e orgânicos, respectivamente. Contudo, uma quantidade significativa de vidros está sendo encontrada, resultando em acidentes de trabalho nas associações de catadores.
“Na ACATA, por exemplo, tem 10 famílias que trabalham e constantemente recebem vidros e agulhas dentro dos contêineres. Isso dificulta o trabalho das pessoas que dependem de um resíduo com qualidade para poder garantir a sua renda e é o principal causador de acidentes de trabalho”, afirmou Yuri. Para a destinação correta de vidros, o secretário relembra que há 98 ecopontos específicos para este tipo de material espalhados pela zona urbana e rural de Ijuí.
Outro ponto ressaltado pelo secretário tem sido a destinação inadequada de animais mortos nos contêineres, inclusive em decomposição, o que provoca mau cheiro e inviabiliza a reciclagem dos resíduos. Caso ocorra a morte de um animal, como cães e gatos, Yuri informa que a população deve entrar em contato com a SMMA, que dará o destino correto, evitando o prejuízo às associações.
Além disso, uma das principais reclamações que a pasta tem recebido é sobre a disposição dos contêineres na região central, que dificultam as vagas de estacionamento. “Todas as reclamações que estão chegando na secretaria, estamos ajustando da melhor forma possível. Se ficou acondicionado na frente da vitrine de uma loja, por exemplo, nós vamos lá conversar com os moradores e achar um local melhor para não atrapalhar o comércio, não atrapalhar a vaga de garagem, então isso a nossa equipe tem feito”, salientou Yuri.
Nesta semana, teve início a higienização dos contêineres, com caminhões realizando a limpeza dos recipientes após a coleta do lixo. A implementação desse sistema está se expandindo gradualmente para outros bairros e interior. O secretário avalia que, apesar dos desafios, os resultados são positivos e Ijuí está avançando na direção de uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável.