Busca rápidaX

MANCHETES

Secretário de Administração afirma que Jóia se torna case para o estado em agilização para atender à população

27 de novembro de 2025

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul realizou mais uma etapa em sua estratégia de modernização do ambiente de negócios. Desta forma, nesta quarta-feira, 26, o município de Jóia foi sede de evento da transformação digital que vem redefinindo a economia gaúcha.

Falando na Rádio Progresso, o Secretário de Administração de Jóia, José Soleni da Costa Machado, disse que a chegada do Tudo Fácil Empresas reforça o papel de protagonizar na simplificação de processos, na inclusão produtiva e na criação de condições reais para que empreendedores iniciem suas atividades com agilidade, segurança e apoio institucional. Citou que o município agora está sendo usado como case para o estado neste projeto.

O secretário explicou que com este sistema, altera a forma de encaminhamento de documentação para abrir uma empresa, por exemplo, que antes era manual, passando para digital. A plataforma é através de um mapa que viabiliza de forma automática o acesso a todas as informações necessárias.

Outra ação que está sendo implementada é em parceria com o Sebrae, com o programa Cidades empreendedoras. Com isto, a prefeitura de Jóia encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores, solicitando a isenção do ITBI para quem abrir loteamentos industriais no município. Também haverá isenção para os assentados da reforma agrária e dos reassentamentos atingidos por barragens, com cerca de 700 famílias atingidas.

A ação em Jóia também marcou a expansão do “Tá na Mão Empresas”, solução criada pela Junta Comercial para ampliar o acesso ao empreendedorismo por meio do WhatsApp. Essa evolução demonstra a capacidade de inovar continuamente, aproximar tecnologia e cidadania e oferecer alternativas que tornem a formalização de negócios ainda mais simples, inclusiva e acessível.

O Tudo Fácil Empresas e Redesim alcança 76 municípios gaúchos, consolidando a Junta Comercial RS como eixo estruturante da política estadual de estímulo ao empreendedorismo, apoio à atividade econômica e geração de emprego e renda em todas as regiões do Estado.


Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!