Na manhã desta quinta-feira (02), o secretário de Educação de Ijuí, Claudio Souza, concedeu entrevista à Rádio Progresso de Ijuí e fez um balanço da gestão à frente da Secretaria Municipal de Educação (Smed) nos últimos quatro anos, além de detalhar os objetivos para o próximo mandato.
Assumindo a pasta em 2021, no auge da pandemia, o secretário destacou como principal desafio a busca por alternativas para manter o vínculo dos alunos com as escolas. Um dos marcos da gestão foi a revitalização e reforma de 25 educandários municipais, com destaque para a substituição de telhados e pisos, beneficiando 60% das unidades até o momento.
Além das melhorias estruturais, Souza enfatizou o investimento em tecnologia, como a aquisição de Chromebooks para professores e telas para as salas de aula, além da criação da primeira sala de metaverso do interior gaúcho no IMEAB de Ijuí. A formação continuada também foi um foco importante, com o programa “Reforçando Saberes” voltado para o reforço em Português e Matemática.
O secretário também falou sobre a implementação dos uniformes escolares, que trouxeram melhorias no aspecto social. A ampliação dos educandários no Jardim e no Burtet também foi tratada como fundamental para aumentar a oferta de vagas.
Para o próximo mandato, a Smed tem como prioridade a continuidade dos investimentos em infraestrutura, incluindo a ampliação da Escola Dalva de Almeida Weinmann, no bairro Industrial, e a aquisição de um terreno ao lado da Escola Municipal Infantil Solange Ana Copetti, no bairro Thomé de Souza, para criar mais salas de aula.
A ampliação da oferta de vagas para o turno integral e para a educação infantil também estão entre os principais objetivos, com destaque para a parceria com o Instituto Ayrton Senna, que visa expandir o uso de tecnologia para alunos e professores.
O secretário anunciou ainda que as obras da educação terão sequência, com a ampliação da escola no bairro Independência como a primeira ação, seguida pela cobertura da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart, no bairro Pindorama. O planejamento inclui também a ampliação da escola Solange Copetti, no bairro Thomé de Souza, e do educandário Dalva de Almeida, no bairro Industrial.
Quanto à oferta de vagas, a situação é considerada confortável, mesmo com o aumento no número de crianças atendidas. As inscrições para o 1º ano do ensino fundamental e transferências até o 9º ano seguem até o dia 30 de janeiro, e as inscrições para as creches serão retomadas a partir do dia 4 de fevereiro.
O calendário escolar para 2025 já foi definido: o retorno das equipes diretivas será no dia 3 de fevereiro, os professores retornam no dia 17 de fevereiro, e as aulas iniciam em 19 de fevereiro.