Busca rápidaX


MANCHETES

Secretário de Meio Ambiente de Ijuí aponta que conjunto de fatores ocasionou queda de árvore no Centro da cidade

27 de outubro de 2022

Em contato com a reportagem da RPI, o secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão, detalhou que um dos principais motivos para a queda da árvore, além dos fortes ventos, foi o pouco espaço deixado para o desenvolvimento das raízes do vegetal. 

“Conversando com a equipe técnica da secretaria e com a equipe de arborização que ontem esteve no local fazendo o manejo dessa árvore, pudemos perceber, aliado as imagens que chegaram até nós, que duas situações contribuíram para a queda dessa árvore. Primeiro, a situação de estrangulamento basal que é quando a árvore não possui um canteiro adequado para o desenvolvimento de raízes para fixação dessas árvores. Então, a imagem mostra claramente a calçada fazendo esse estrangulamento, o que vai enfraquecendo a árvore, dificultando o desenvolvimento das raízes e a fixação da planta. Por isso é muito importante ter esses canteiros, inclusive, eles estão previstos no nosso plano diretor”, detalha o secretário, citando ainda o vento e o plantio da árvore feito em tubo de concreto, como fatores que contribuíram para a sua queda. 

Pilissão conclui informando que esse tipo de árvore não teve nenhum pedido de retirada efetuado junto à secretaria, apesar de ser de uma espécie que permite a retirada. “Inclusive o plano diretor orienta que esse tipo de arborização não é a mais adequada para ter em passeio público”, reforça o secretário.

Para pedidos de retirada de árvores, esclarecimento de dúvidas ou manejo da flora na zona urbana da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza o contato pelo número 3332-9384

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí