Em recente entrevista à Rádio Progresso, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito de Ijuí, Fábio Franzen, detalhou sobre como vai funcionar o sistema de videomonitoramento para efetuar multas aos motoristas que cometerem infrações de trânsito dentro do perímetro urbano do município.
Franzen confirmou que depois de uma reunião com órgãos de segurança, a Brigada Militar solicitou para que alguns equipamentos sejam recolocados em pontos mais estratégicos de Ijuí, a fim de monitorar possíveis infrações. Fábio afirmou à nossa reportagem que diariamente a pasta recebe dezenas de ligações da comunidade relatando situações de imprudência no trânsito, e citou que nem sempre é possível disponibilizar de efetivo para acompanhar toda demanda. “Quando acontece um acidente de madrugada por exemplo, e o motorista foge do local, em situações como essas vamos utilizar a central, buscar as imagens, identificar a placa do veículo e a partir daí buscamos o infrator. Nem sempre temos efetivo disponível pra atender todas as necessidades, hoje são 68 mil emplacamentos em Ijuí. Quando necessário, os equipamentos serão utilizados, sim, para multar esses motoristas” afirma Fábio.
A Brigada Militar solicitou, segundo ele, que sejam efetuadas melhorias na qualidade, ângulo e pixeis das câmeras, para auxiliar no trabalho de identificação dos infratores. No entanto, o secretário lembra que os equipamentos são de uso exclusivo da Brigada Militar e Polícia Civil. “As câmeras não ficam nem na Coordenadoria nem na Secretaria”.
Já no mês passado a prefeitura de Ijuí havia publicado uma nota sobre o tema, confirmando que a partir de abril o sistema de videomonitoramento estaria apto a registrar infrações como o não uso de cinto de segurança, uso do celular ao volante, avanço do sinal vermelho e demais imprudências em vias públicas.
Outra medida anunciada pelo secretário será a ampliação dos equipamentos em pontos estratégicos do interior. Atualmente Ijuí conta com 144 equipamentos.