Busca rápidaX

MANCHETES

Secretário do Meio Ambiente lamenta vandalismo e mau uso de contêineres em Ijuí

9 de dezembro de 2025

Em entrevista à Rádio Progresso na manhã desta terça-feira (9), o secretário do Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão, voltou a manifestar preocupação com os recentes atos de vandalismo registrados em contêineres de resíduos em Ijuí. Nas últimas semanas, um indivíduo foi preso após incendiar alguns equipamentos, episódio que reacendeu o debate sobre preservação do patrimônio público.

Pilissão lamentou que parte da comunidade ainda não compreenda o objetivo dos contêineres, implantados há mais de um ano para melhorar o sistema de coleta e organização dos resíduos urbanos. Segundo ele, além dos danos provocados por vândalos, é recorrente o descarte inadequado de lixo, com mistura de materiais que prejudica o processo de gestão e reciclagem.

Atualmente, Ijuí conta com 1.074 contêineres distribuídos pelo município. O sistema opera por meio de um contrato de locação que inclui manutenção e higienização completa dos equipamentos. O acordo, válido por 24 meses, custa R$ 160 mil mensais, totalizando R$ 3,8 milhões.

Para o secretário, a contratação foi uma decisão acertada justamente por garantir reposição imediata quando um contêiner é danificado, já que o município terceiriza uma empresa que fornece contêineres para o país inteiro, o que facilita a substituição rápida.

Apesar dos casos recentes, Pilissão avalia que o projeto como um todo “deu certo”. Ele admitiu, porém, surpresa pelo fato de que o vandalismo tenha aumentado somente agora, e não nos primeiros meses após a instalação dos equipamentos. Quanto à expansão do sistema, alguns bairros ainda não contam com contêineres. A secretaria tem intenção de ampliar a cobertura, o que ainda não aconteceu devido ao custo operacional e à necessidade de reorganizar as equipes de coleta.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!