O segmento de estética e de beleza foi um dos mais afetados em meio à pandemia do novo coronavírus. A RPI fez uma pesquisa junto aos salões de beleza e espaços destinados a procedimentos estéticos em Ijuí e, conforme, os proprietários destes estabelecimentos, a redução de atendimentos e, consequentemente, de renda a partir da atividade, teve redução de 40 a 80%.
Gisele Bittencourt, proprietária da Bella Face afirmou à nossa reportagem que se contar todos os tipos de serviços que a empresa oferece, que contempla fisioterapia, pilates, treinamento funcional e yoga, além da parte de salão, estética facial e corporal e massagem a diminuição de atendimentos é de 60% desde o início da pandemia. No entanto, se for analisar apenas a parte de salão e estética esse prejuízo aumenta para 80%.
Isso porque, segundo ela, e outras proprietárias do mesmo segmento, as festas, formaturas e aniversários reduziram a zero e muitos serviços giravam em torno deste tipo de evento. Gisele reforçou ainda que está trabalhando no vermelho desde março, com aluguel atrasado e que está colocando dinheiro pessoal pra manter a empresa.
A aposta do segmento é em promoções, baixa de preços e fidelização de clientes. Conforme Sônia Mello, também proprietária de estética, apesar da redução de 40% no fluxo de clientes, ela optou por contratar uma profissional para fazer fotos, filmes e demais produtos para as redes sociais, apostando em promoções e sorteios.
A partir da pesquisa feita pela RPI, a internet e as redes sociais estão sendo a aposta dos empresários deste segmento para impulsionar a procura pelos serviços.