Agricultores e lideranças da região participaram, ontem, de mobilização em Cruz Alta, Júlio de Castilhos e Guarani das Missões, que visa requisitar apoio a produtores atingidos por problemas climáticos.
A manifestação é do conjunto de agricultores e tem como uma das lideranças o grupo Securitização Já. O objetivo principal é que seja oficializada a securitização, ou seja, prorrogação de dívidas rurais por 20 anos. Por exemplo, estiveram ontem em Cruz Alta, representantes de Jóia, Boa Vista do Cadeado e Boa Vista do Incra. Os protestos devem seguir hoje.
E nesta manhã, haverá reunião na prefeitura de Jóia para decidir se o município vai fazer mobilização ou apenas participar dos atos já existentes. O secretário de Administração de Jóia, Zé da Gaita, disse que o encontro de hoje pela manhã vai ser realizado pela comissão formada ontem em reunião.
Em relação às perdas da safra de verão 2024/2025, em função da estiagem, o levantamento semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, divulgado ontem à tarde, aponta que o rendimento médio da soja, dentre os 44 municípios de abrangência, vai fechar em 35,4 sacas por hectare.