De Ijuí à fronteira, seis coordenadorias regionais de educação se encontram hoje em Ijuí para discutir o Novo Ensino Médio Gaúcho em Seminário realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus da Unijuí. A organização e recepção é por conta da 36ª CRE, com sede em Ijuí.
Temáticas relativas ao ensino médio e itinerários formativos estarão em pauta até às 17h desta quinta-feira, 14. Pelo menos 570 professores participam do evento, que tem ainda, discussões acerca das escolas-piloto, protagonismo juvenil e projeto de vida.
A professora e coordenadora da 36ª CRE, Eveline de Souza Eberle, destacou em entrevista à RPI no início da manhã “o preparo para este evento a bastante tempo, sendo um desenho bonito do Rio Grande ao receber seis coordenadorias regionais, para discutir e pensar, alinhar, a nova proposta do ensino médio, sendo implantada este ano”.
A secretária adjunta de educação do estado, Stefanie Eskereski, falou na abertura do evento. “Estamos falando de uma tema pensando a pelo menos sete anos, olhando para os jovens ao pensar – Será que estamos entregando tudo o que eles precisam? Será que estamos dando todas as oportunidades que eles merecem? – e toda essa reflexão feita ao longo dos anos fazem o pensar na construção do novo ensino médio”.
As regiões presentes neste seminário são pioneiras na construção do novo ensino médio, se desafiando e participando da mudança que pretende revolucionar a educação dos últimos 40 anos.
A abertura do evento contou ainda com uma belíssima apresentação dos alunos da escola Antônio Padilha de Ijuí, com representação dos povos formadores do Rio Grande do Sul e das profissões.