Até sexta-feira, 30, acontece, em Ijuí, programação alusiva à Semana do Coração. A primeira atividade ocorreu ontem, com a 6ª Caminhada e 2ª Corrida do Coração do Hospital de Caridade de Ijuí. A programação transcorre entre Unijuí, HCI e prefeitura. Quinta-feira vai ser registrado o Dia Mundial do Coração.
Hoje, das 14 às 17 horas, haverá atividades nos laboratórios do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, com verificação de glicemia, consulta estética, dentre outras. A programação completa da Semana do Coração em Ijuí está disponível em radioprogresso.com.br.
Hoje pela manhã, durante entrevista na Progresso, o cardiologista e diretor clínico do HCI, Rafael Manhabosco Morais, alertou que os problemas de coração se constituem na principal causa de morte entre os brasileiros. Por isso, destacou a importância da prevenção, através de exames, alimentação balanceada, exercícios físicos e controle do stress.
Comentou que há 25 anos, 30% das pessoas que sofriam infarto do miocárdio morriam. Agora, com avanços nas áreas de medicamentos e diagnósticos, a mortalidade caiu para 5%. No entanto, o estilo de vida das pessoas piorou, por exemplo, em razão de obesidade, consumo de cigarro, hipertensão, dentre outros problemas.
“Cada pessoa tem carga genética e risco pessoal de adoecer do coração, porém durante a vida é possível acelerar ou retardar o processo de problemas”, disse Rafael Manhabosco Morais, sobre a responsabilidade de cada um com a saúde do coração. O cardiologista do HCI acrescentou a importância de consumir menos açúcar, evitar álcool, dentre outras situações que provocam a arterosclerose, ou seja, acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias, o que causa entupimento.