Em Bozano, a abertura da Semana Farroupilha vai acontecer hoje à noite, no CTG Passo do Bozano. A partir das 20 horas, haverá jantar baile, com animação do grupo Tranco Xucro. Também vai ocorrer apresentação das invernadas do CTG. Já em Augusto Pestana, a chama crioula vai chegar às 18 horas de hoje no CTG Porteira do Cadeado. Após, haverá missa, seguida de jantar. Inclusive, a Rádio Progresso de Ijuí vai transmitir programação, hoje à noite, direto do CTG Porteira do Cadeado, de Augusto Pestana, das 20 horas e 15 minutos às 22 horas. A transmissão faz parte da série de programações especiais que a RPI realiza durante esta Semana Farroupilha.
No município de Ajuricaba, a Semana Farroupilha também começa hoje, com atividades nas entidades tradicionalistas. No próximo sábado, 20 de setembro, haverá o término da programação com o desfile farroupilha, na Linha 21. Na praça Notélio Marioti foi construído um galpão crioulo para receber programações de entidades, empresas e secretarias nesta Semana Farroupilha. Depois, o local vai servir para eventos da comunidade ajuricabense.
Em relação a Condor, o início da Semana Farroupilha vai ser nesta noite. Às 19 horas, haverá missa crioula na paróquia Santa Teresinha. Após, vai ter abertura oficial, no CTG, com o tema “Condor Vivendo a Tradição”. Já em Eugênio de Castro, segundo o prefeito, Fernando Machado, hoje acontece transferência da chama crioula da propriedade onde permanece acesa o ano todo até a praça da cidade e aos dois CTGs do município. Isso ocorre por meio de cavalgada. Eugênio de Castro tem a tradição de não apagar a chama farroupilha. Amanhã, das 19 às 22 horas, a RPI vai estar no CTG Querência da Pátria, em Eugênio de Castro. Haverá transmissão do programa Rio Grande em Festa, na programação especial da Semana Farroupilha da emissora.
Ijuí
Neste final de tarde de sábado ocorre abertura da Semana Farroupilha em Ijuí. O ato acontece na praça da República. Houve a chegada da chama crioula, que estava no Grupo de Folclore Chaleira Preta. No mesmo ato, os CTGs e entidades tradicionalistas filiados à Associação Tradicionalista Querência Gaúcha recebem a centelha da chama para comemorações da Semana Farroupilha.
A chama crioula ficou no Grupo de Folclore Chaleira Preta, após ter chegado do município de 15 de Novembro, onde ocorreu repasse do fogo simbólico farroupilha para os 22 municípios da 9ª Região Tradicionalista. Do Grupo de Folclore Chaleira Preta a chama foi conduzida por Elton Eickhoff, que coordenou a cavalgada da busca da centelha em 15 de Novembro. Também participaram os cavaleiros da mesma cavalgada. Na praça da República de Ijuí, defronte a prefeitura, já está implantado o galpão crioulo. No local, as entidades tradicionalistas realizarão programações durante a Semana Farroupilha, inclusive com comercialização de alimentos e bebidas, no mesmo momento em que farão a guarda da chama crioula na pira da praça.
Recebem a chama, pela ordem, o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco, Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro, CTG Chão Batido, CTG Clube Farroupilha, CTG Velho Vargas, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Piquete Pousada dos Tropeiros, CTG Querência Xucra, Grupo de Folclore Fogo de Chão, CTG Avô Maragato e CTG Laureano Medeiros. Essa vai ser a mesma ordem do desfile de cavaleiros, no término da Semana Farroupilha na Colmeia do Trabalho, no próximo dia 20, pela manhã, na rua Benjamin Constant. As mesmas entidades também participarão do desfile cultural, porém, com roteiro um pouco diferenciado em relação ao desfile de cavaleiros.
O recebimento da chama e acendimento na pira da praça da República fica a cargo de Katerine Peripolli Dias. Já a distribuição da chama é feita por Gelvane Aguiar Souza. A alocução cívica ocorre por parte de Giomar Feltraco, o Bica. A chama crioula para a Semana Farroupilha desse ano foi gerada, para todo Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul, onde também foi feito repasse da centelha para as regiões tradicionalistas.
A programação dos festejos gaúchos em Ijuí ainda contam com a guarda da chama crioula na pira da praça, ao lado do galpão crioulo. Hoje, a guarda está a cargo do CTG Laureano Medeiros, o que vai prosseguir até às 7 horas de amanhã. Já amanhã, das 7 às 15 horas, a responsabilidade vai ser do Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro. Após, das 15 horas de amanhã às 7 horas de segunda-feira, a guarda da chama crioula em Ijuí vai ser através do CTG Velho Vargas.
As entidades tradicionalistas que fazem a guarda da chama também podem comercializar alimentos no galpão crioulo da praça da República, por exemplo, pratos típicos e cachorro quente, além de bebidas. Também realizam apresentações culturais e artísticas no mesmo local.