Busca rápidaX

Senar alerta para manutenção de maquinários a fim de evitar incêndios durante a colheita

28 de novembro de 2022

Durante a colheita de trigo da atual safra e plantio da soja há vários registros de incêndios em lavouras ou colheitadeiras em Ijuí e região, o que preocupa agricultores, até pelos prejuízos financeiros. Os registros aconteceram, por exemplo, em Ijuí, Nova Ramada, Ajuricaba e Coronel Barros, porém, nesses municípios apenas fogo em resteva ou áreas de trigo.

O superintendente regional do Senar na região de Ijuí, Diego Coimbra, explica que em relação à maquinários, muitas vezes o incêndio ocorre em função do atrito em polias, correias e rolamentos que funcionam em alta velocidade e a temperaturas altas, o que pode gerar físcas ou fagulhas, consequentemente, resultar no incêndio da máquina e se espelhar pela lavoura. Além disso, uma colheitadeira, por exemplo, acumula muita palha, situação que facilita o fogo. Por isso, Diego Coimbra orienta que é fundamental revisar e lubrificar os maquinários ao terminar a safra ou antes de iniciar a colheita.

Ele aproveita para enfatizar que é importante os agricultores terem estrutura de emegência por perto para apagar incêndios, por exemplo, um tanque com água e bom sistema de pressão para jogar essa água. Já o fogo apenas em lavouras também pode acontecer por bitucas de cigarros deixadas em beiras de estradas e lavouras.

Diego Coimbra observou que uma das medidas de prevenção é arar o espaço entre a lavoura e a beira da estrada, a fim de revirar a palha e dificultar o início do fogo. Ontem pela manhã, Coimbra ampliou esses assuntos durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. O Progresso Rural vai ser reprisado hoje, às 22 horas, no Companhia da Noite da RPI.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Foto: Fábio Marangon/Grupo Pilau