Busca rápidaX

Série de visitas marcam o Dia Mundial da Água em Ijuí

22 de março de 2023

Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e para marcar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ijuí (SMMA), em parceria com a Corsan, realizou uma série de atividades.

A ação começou na sede da SMMA com uma palestra e apresentação de dados a respeito do consumo de água e, principalmente, as obras em andamento de implantação da rede coletora de esgoto no município, uma das principais ações de preservação ambiental que estão acontecendo na cidade atualmente.

Nesse aspecto, foram detalhados que desde 2009, quando não havia nenhum metro de canalização de esgoto em Ijuí, até o ano passado, já foram investidos mais de R$ 59 milhões somente em redes, totalizando 95 quilômetros de canalização já implantada no período.

Ao todo, ao fim dos contratos em vigor, 50% da área urbana deverá ser abrangida pela coleta e tratamento de esgoto. A previsão de término é até o fim de 2024. Atualmente, 28% das ligações de água já possuem, também, ligação de esgoto em Ijuí. Para abranger toda a área urbana, são previstos a implantação de entre 230km a 240km de rede coletora de esgoto.

Toda essa infraestrutura causa transtornos e tem sido motivo de reclamação da comunidade, porém, a necessidade das obras superam os problemas, como destaca o secretário adjunto da pasta de meio ambiente de Ijuí, Luís Fernando Valentini.

“Vejo hoje os transtornos causados pelo esgoto como transtornos temporários. O que vai ficar para a eternidade é todo o sistema e os benefícios que isso vai trazer para o município. Eu sei que ninguém quer ver uma obra ou um buraco em frente a sua casa, e o município, em razão disso, vem atuando fortemente na fiscalização. Somente neste ano já foram aplicadas 40 notificações para a Corsan. A companhia está se mobilizando de forma diferente. Claro, há alguns casos pontuais ainda, mas o município vem enfrentando esse problema e lá na frente, num futuro não muito distante, estaremos todos colhendo os benefícios desse sistema de esgoto tratado”, frisa Valentini.

Além da palestra, as atividades do dia especial também foram compostas por uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan em Ijuí, e a visita a duas obras da implantação da rede coletora de esgoto, na região central e no bairro Tancredo Neves.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!