As recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul resultaram em dificuldades na disponibilidade de insumos essenciais para a saúde, afetando diversos setores de serviço. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ijuí comunicou, na tarde desta quarta-feira (8), que está adotando medidas para minimizar os impactos sobre a população.
Devido às complicações na logística de entrega, o setor de fraldas estará distribuindo um quantitativo de fraldas suficiente para duas semanas para cada paciente que necessite deste serviço, garantindo assim o atendimento às necessidades básicas nesse período até que o fluxo de fornecimento se restabeleça.
Além disso, o setor de Triagem Neonatal, responsável pelo Teste do Pezinho realizado em todos os recém-nascidos, não poderá coletar temporariamente essas amostras. Esta decisão foi tomada em conformidade com as orientações da Coordenação do Setor de Triagem Neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), de Porto Alegre.
O setor de dispensação de medicamentos especializados do Estado também foi impacto, devido ao desligamento preventivo do sistema de informações dos processos de fornecimento de medicamentos, somado à escassez de alguns medicamentos. A orientação é que os pacientes que necessitam dos medicamentos fornecidos pelo Estado apresentem o comprovante de retirada do mês anterior.
A SMS informa que está em constante monitoramento da situação e trabalhando para restabelecer o fluxo regular de insumos e serviços. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 3331-8800 ou 99118-6510.