Busca rápidaX


Serviços de água e esgoto em Ijuí: Legislativo cria nova comissão para debater tema

26 de novembro de 2024
Imagem ilustrativa/Acervo RPI.

Na noite desta segunda-feira (25), o Legislativo de Ijuí aprovou, durante a Sessão Plenária semanal, o Requerimento nº 127/2024, que autoriza a criação de uma Comissão Especial (CE) para debater sobre a concessão dos serviços de água e esgoto no município de Ijuí.

Segundo o vereador César Busnello (PDT), autor do requerimento, o objetivo da comissão é encontrar um caminho menos oneroso para a comunidade ijuiense e debater o tema, posteriormente, inclusive a nível estadual. “Essa questão da água e do esgoto é extremamente importante porque impacta diretamente no bolso do cidadão de Ijuí. Não só de Ijuí, como do estado inteiro”, afirmou Busnello.

Em setembro de 2023, uma CE para tratar sobre o mesmo assunto já havia sido criada, efetuando reuniões com representantes de órgãos municipais e demais entidades envolvidas, porém a comissão arquivada. “Nós estamos pedindo a ‘reabertura’ para que a gente ouça todas as forças vivas da comunidade – Corsan, Ministério Público, Procon, Poder Público – porque afinal de contas uma taxa de esgoto de 70% sobre o consumo da água é um valor que uma camada significativa da população não vai conseguir suportar”, destacou Busnello.

Com a aprovação do requerimento na noite de ontem, assinado também pelos vereadores Josias Pinheiro (PDT), Bruna Gubiani (PDT), Marildo Kronbauer (PP) e Cleuton Rolim (PDT), agora o próximo passo é a definição dos integrantes da comissão e realização da primeira reunião, que deve acontecer em até 5 dias.