Busca rápidaX

MANCHETES

Servidores da Corsan cobram que deputado Gerson Burmann assine CPI

13 de março de 2023

Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, o que chamou a atenção foi a presença de servidores da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) que expuseram uma faixa cobrando o deputado estadual Gerson Burmann (PDT). Nela, estava escrita a seguinte frase “Gerson Burmann, assine a CPI da Corsan e traga o PDT junto”. 

Durante a sessão, o vereador Beto Noronha (PT) fez uma moção de apoio à instalação da CPI. “Se formos olhar somente pelo aspecto financeiro, o preço que foi vendida a Corsan, nos traz um prejuízo muito grande aos gaúchos. No que se refere ao principal patrimônio, que são os servidores, não se tem uma definição sobre o futuro. Para além disso, estamos vivenciando inúmeras obras de saneamento e isso gera dúvidas como se dará esse exemplo. A CPI foi proposta pelo deputado estadual Jeferson Fernandes e busca clareza neste processo”, destacou o vereador. 

Dirigentes e delegados sindicais do Sindiágua-RS foram até a Assembleia Legislativa do RS (ALRS), em fevereiro, após coletiva de imprensa que anunciou ação popular para reverter venda da Corsan, para entregar um documento com mais de 80 páginas, pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o processo de venda da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Eles apontam uma série de irregularidades e ilegalidades cometidas pela direção da empresa. Serão necessárias 19 assinaturas de deputados estaduais para instauração.

Todos os 14 deputados e deputados das bancadas do PT, PSOL e PCdoB, que são oposição ao governo Eduardo Leite (PSDB), receberam pessoalmente o requerimento do Sindiágua-RS, solicitando a abertura de CPI para investigar o processo da venda da Corsan da estatal. O requerimento precisa de 19 assinaturas para iniciar o trâmite no parlamento.

error: Conteúdo protegido!