O Sesc realizou na manhã desta terça-feira (21), em seu auditório, o Encontro da Rede de Solidariedade do programa Mesa Brasil. Segundo o diretor Ronaldo Soares, o evento teve como objetivo celebrar os resultados anuais do programa. Em Ijuí e região, o Mesa Brasil atende 8.500 pessoas por meio de mais de 73 entidades cadastradas.
Soares destacou o papel do voluntariado em Ijuí, mencionando o recente lançamento do “Oscar do Voluntariado” como um projeto para reconhecer aqueles que contribuem para a sociedade.
O prefeito Andrei Cossetin esteve presente e ressaltou a importância da iniciativa. “O Mesa Brasil demonstra a importância das entidades trabalharem em conjunto para atender pessoas que as políticas públicas não conseguem atender pelo volume expressivo de demanda,” afirmou o chefe do Executivo.
Uma das instituições beneficiadas é a Apae, cuja diretora, Magali Franco, destacou que mais de 290 alunos são favorecidos. A entidade recebe cerca de 400 merendas diariamente, sendo que para uma boa parcela dos alunos, a refeição servida na Apae é o melhor alimento do dia, visto que muitos vêm de situação de vulnerabilidade social.
O programa Mesa Brasil tem a missão de contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional e reduzir o desperdício, complementando a doação de alimentos com ações educativas e fortalecendo a rede de solidariedade social.