Através de iniciativa do CVV- Centro de Valorização da Vida, em parceria com o Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, foi instituído em 2015, a campanha ‘Setembro Amarelo’. O objetivo é conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Durante todo mês, diferentes ações buscam promover a saúde mental e dar destaque aos centros que oferecem ajuda a quem precisa. Monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa.
Em Ijuí, a questão será trabalhada pelo terceiro ano, com o tema: ‘Viver é a melhor opção sempre’. O Interact Nova Geração e Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma ação especial no próximo dia 18. De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Mental e do Caps Colmeia, assistente social Daiana Quadros, trata-se de um momento de conversa entre profissionais da saúde, familiares e usuários.
O evento ocorre às 19h30 no Sesc, é aberto ao público e não haverá cobrança de ingresso, porém, pede-se a quem tiver condições, para que leve algum item de material de limpeza para doação às entidades carentes do município.
A Coordenadora do Programa de Saúde Mental, Daiana Quadros, avalia que em Ijuí existe uma grande rede de serviços às pessoas que necessitam de auxílio, como os CAPs e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Daiana comenta que o Ministério da Saúde orienta os órgãos a não divulgarem números referentes ao suicídio, porém, afirma que em Ijuí a situação preocupa. Por outro lado, a assistente social destaca o excelente resultado que o núcleo do Centro de Valorização da Vida (CVV) vem trazendo aos pacientes. Implantado no ano passado em Ijuí, o CVV presta um serviço gratuito de apoio emocional e de prevenção ao suicídio.
O serviço funciona 24h, através do número 188, e é prestado por profissionais voluntários que passam por diferentes capacitações.