Busca rápidaX


Setor de aquicultura definirá agenda de prioridades para 2023

9 de dezembro de 2022

Integrantes da Câmara Setorial da Aquicultura vão definir um grupo de demandas prioritárias que devem ser abordadas pela instância de discussão durante o ano de 2023. O assunto foi ponto de pauta da reunião da Câmara, realizada de forma virtual nesta quinta-feira (08/12) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). É a segunda reunião da Câmara Setorial da Aquicultura, instaurada pela Instrução Normativa 8/2022 de junho deste ano.

Um documento que lista diversas demandas do setor produtivo de aquicultura será encaminhado para os participantes da Câmara Setorial, para que façam um ranqueamento das ações prioritárias. As demandas versam sobre diferentes aspectos, como fomento ao consumo, pesquisa, incentivos tributários, legislação ambiental, entre outros.

“Esse levantamento foi feito durante audiência pública na Assembleia Legislativa em março deste ano, uma oportunidade em que todos os elos da cadeia produtiva puderam fazer contribuições sobre suas necessidades. Esse documento deverá nortear nosso trabalho para o ano de 2023”, destacou a coordenadora adjunta da Câmara Setorial, Gabriela Mattei.

Os participantes deverão devolver o documento com suas considerações até 31 de janeiro de 2023, para que o corpo técnico do Departamento de Políticas Agrícolas da Seapdr possa compilar os resultados. Na próxima reunião da Câmara, agendada para 2 de março, a pauta principal será a divulgação e validação do documento com as ações consideradas prioritárias por todo o setor. “A partir daí, podemos montar grupos de trabalho específicos, agrupando essas prioridades em temas”, explicou o diretor de Políticas Agrícolas da Seapdr, Paulo Lipp.

A reunião também tratou da inclusão de representantes dos produtores de alevinos, das indústrias de ração e dos beneficiadores de pescado como integrantes da Câmara Setorial. Após reuniões específicas com esses três elos da cadeia produtiva, seus representantes vão se organizar para indicar dois titulares e dois suplentes para integrar a Câmara Setorial. O prazo para envio dos nomes também é 31 de janeiro do próximo ano.

Além disso, houve a formalização do nome de Gabriela Mattei, da Tilápia-RS, como coordenadora adjunta da Câmara Setorial. A instância vem sendo coordenada, de forma temporária, pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas da Seapdr, Maurício Neuhaus.

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: AquaSul Consultoria, Cooperativa Languiru, Cultiv Alimentos, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Famurs, Fepam, Fetag-RS, FURG, Ibama, IBGE, Ministério da Agricultura, Piscicultura Dalferth, Rações Supra e Tilápia-RS.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado