Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, juntamente com a Associação Comercial e Industrial, Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista – e outras entidades apoiadoras, vão realizar manifestação amanhã, 21, no acesso principal do parque Wanderley Burmann, beira da BR 285. O protesto é em defesa dos agricultores gaúchos descapitalizados em razão de problemas climáticos dos últimos anos, por exemplo, devido à estiagem da safra de verão 2024/2025.
A definição aconteceu em reunião no final da tarde de ontem no Sindicato Rural ijuiense. O presidente da entidade, Alexandre Busanello, ressalta que o objetivo é sensibilizar o governo federal pela securitização de dívidas rurais, mudança na legislação do Proagro e seguro agrícola. Ainda observa que o setor agrícola gaúcho sofre sucessivas perdas nas últimas safras em razão de problemas climáticos e com os resultados obtidos sequer consegue cobrir os custos de produção, por isso os agricultores dependem de alongamento de débitos para seguir produzindo. Além disso, as frustrações de safras repercutem no comércio de Ijuí e região, que vende menos.
Os organizadores pedem que os agricultores compareçam no protesto, amanhã, em Ijuí, com maquinários agrícolas e caminhões. A programação vai começar às 8 horas, com ato principal às 11 horas. A mobilização defronte o parque ijuiense de amanhã vai seguir até o final do dia.