O município de Ijuí amplia a adoção do modelo cívico-militar na rede municipal de ensino. A Escola Municipal Fundamental Soares de Barros foi oficializada como a terceira instituição a implementar o modelo, com início previsto para o ano letivo de 2026. A confirmação foi feita pelo prefeito nos últimos dias, após a conclusão das etapas previstas no programa municipal, segundo detalhou o secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza, em entrevista à Rádio Progresso.
O trabalho para a implantação do modelo cívico-militar nas escolas municipais teve início em 2021, quando o programa ainda era de âmbito federal. Naquele momento, após a realização de uma consulta pública para ouvir a comunidade escolar, o Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab) foi a primeira escola a receber o modelo.
Com o encerramento do programa federal, o município avançou na pauta ao criar uma lei municipal que instituiu oficialmente o Programa de Escolas Cívico-Militares de Ijuí. A partir dessa legislação, o modelo foi retomado no Imeab e, no início deste ano, a Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi foi oficializada como a segunda escola cívico-militar da rede.
Ao longo de 2025, a Secretaria Municipal de Educação recebeu a manifestação da comunidade da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros demonstrando interesse em adotar o modelo. Segundo o secretário de Educação, Cláudio, um dos critérios fundamentais para a implantação é a realização de consulta pública, com o objetivo de ouvir pais, responsáveis, estudantes e profissionais da escola e verificar se há aprovação da comunidade escolar. Já realizada, a consulta pública registrou aprovação maciça por parte das famílias. Com base nesse resultado e no cumprimento dos critérios estabelecidos pela legislação municipal, o Executivo oficializou a escola como a terceira da rede municipal a adotar o modelo cívico-militar.