Busca rápidaX

Soja tem previsão de 30 sacas por hectare em Ajuricaba e milho rende 40 sacas

31 de janeiro de 2022

A perspectiva de rendimento da soja da atual safra, em Ajuricaba, é de 30 sacas por hectare. O dado foi levantado hoje pela manhã durante reunião entre representantes do IBGE, entidades ligadas ao meio agrícola e poder público ajuricabense. A baixa produtividade da soja está ligada à estiagem. Aliás o rendimento poderá se alterar, para mais ou para menos, caso voltar a chover ou não. Contudo, muitos produtores já sabem que não vão colher nem perto de 30 sacas. Já o milho, primeira safra, para grão, em Ajuricaba, rendeu 40 sacas por hectare e referente ao milho segunda safra, a estimava é de 60 por hectare.

No caso de Ijuí, na última sexta-feira, houve encontro da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias. Ficou definido que a tendência de rendimento médio da soja é de 12 sacas por hectare. A expectativa inicial era de 60 sacas por hectare. Por outro lado, Ijuí deverá ter mil hectares a menos de soja nesta safra, em relação ao ano passado, com total de 39 mil, ao invés de 40 mil hectares esperados, pois alguns agricultores não conseguiram plantar a oleaginosa, visto a estiagem. Referente ao milho sequeiro de primeira safra, o rendimento médio em Ijuí ficou em 30 sacas por hectare, ante as 140 sacas esperadas.

No que concerne à silagem de milho, a reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Ijuí indicou 12 mil quilos de massa verde por hectare, quando poderia produzir em torno de 40 mil quilos. Os números são coordenados pelo escritório regional do IBGE, sediado em Ijuí.

Augusto Pestana é o município com menor perspectiva de produtividade de soja, com média de 10 sacas por hectare. Já Catuípe apresenta a melhor expectativa, com 33 sacas por hectare. Em Jóia, no momento, a avaliação indica 20 sacas de soja de média por hectare. Em relação ao milho sequeiro de primeira safra, no município de Jóia o rendimento médio foi de 11 sacas por hectare e, em Catuípe, 20 sacas.

Abaixo, fotos de lavouras em Ajuricaba:

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!