Busca rápidaX

MANCHETES

SOS Agro cria grupo de apoio psicológico para produtores afetados por crise agrícola

29 de setembro de 2025

O apoio a agricultores do Rio Grande do Sul com problemas financeiros em razão de frustrações das últimas safras vai além de medidas econômicas, como prorrogação de dívidas e mais dinheiro para implantação de safras. Tem, também, o aspecto psicológico. 

Especialmente nesse ano, com acumulo de débitos, vários produtores passaram a apresentar problemas como ansiedade excessiva, demais distúrbios ligados à saúde mental e até suspeita de que alguns suicídios tenham sido motivados pelo endividamento. Para tentar ajudar o público rural, o grupo SOS Agro criou um serviço de apoio psicológico, com disponibilização de psicólogos e psicanalistas de forma gratuita.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, a coordenadora de comunicação do SOS Agro, Paola Stefanello, concedeu entrevista no programa Progresso Rural da RPI e ampliou o assunto. Segundo ela, o projeto de ajuda à saúde mental do público rural começou a ser gestado no final de agosto, mas implantado nesse mês, até pelo fato da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. (Abaixo, áudio de Paola).

Paola Stefanello comenta que ainda existe muito preconceito com relação aos homens buscarem ajuda psicológica, até pela imagem de serem provedores da casa ou propriedade. Por isso, ela entende fundamental a participação da família. (Abaixo, áudio de Paola).

Na página do SOS Agro na rede social Instagram, também no fim desta matéria, estão disponíveis a lista de psicólogos e os contatos para que agricultores possam conversar pessoalmente com esses profissionais e fazer demais encaminhamentos. No Progresso Rural, ontem, às 6 e 30, Paola Stefanello também alertou que as famílias cuidem as atitudes de familiares, por exemplo, insônia, ingestão de bebida alcoólica de forma demasiada ou outras mudanças de hábitos, o que pode indicar problemas psicológicos. (Abaixo, a entrevista completa com Paola Stefanello).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!