Busca rápidaX

MANCHETES

Sulpetro manifesta contrariedade ao projeto do Estado de elevação de ICMS dos combustíveis

24 de dezembro de 2020

Em entrevista à Rádio Progresso, o presidente do Sulpetro- Sindicato que representa os postos de combustíveis do Rio Grande do Sul, Jõao Carlos Dal’Aqua, manifestou contrariedade a proposta do governo do Estado em manter, até 2023, a alíquota de 30% de ICMS sobre combustíveis. Segundo Dal’Aqua, a proposta vai afetar mais uma vez o setor que há anos vem sendo prejudicado com elevação de impostos. “Entendemos as dificuldades do governo, porém mais uma vez estamos sendo penalizados não somente no estado mas a nível Brasil” ressalta.

Além disso, João Carlos ressalta sobre o crescente cenário de fechamento de estabelecimentos comerciais do segmento varejista de combustíveis, o que como consequência, causou centenas de desemprego. Segundo ele, o início da pandemia afetou consideravelmente o setor.

Ainda segundo o presidente do Sulpetro, o momento é de perdas de receitas e achatamento das margens de lucro, ou seja, qualquer elevação de carga tributária, apoiada em itens de consumo, atingirá os menos favorecidos, reduzirá ainda mais a comercialização de produtos, ameaçará a manutenção de empregos, além de impedir a competitividade do Estado na atração de investimentos em relação às demais unidades da União.

Sobre uma projeção do cenário para o próximo ano, Dal’Aqua afirma que este não é o momento de ser otimista.

“A melhora no segmento vai depender da chegada da vacina. Acreditamos que assim que a rotina das pessoas voltarem ao normal, nosso setor também pode voltar” afirma.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!