Busca rápidaX

Superendividamento lidera o ranking de reclamações no Procon de Ijuí. Idosos são a maioria dos endividados 

29 de setembro de 2022

O superendividamento lidera o ranking de reclamações junto ao Procon de Ijuí. No ano passado, mais de 51% das reclamações que chegaram ao local eram relacionadas a serviços financeiros, como juros de cartões de crédito, empréstimos, taxas bancárias, cobranças indevidas pelos bancos e etc. A informação é da coordenadora do Procon de Ijuí, Luana Borchardt. A maioria dos endividados são idosos, que acabam entrando num consignado e daí passam para um empréstimo pessoal.

Nesse ano, as reclamações relacionadas ao endividamento representam 47% dos relatos que chegam ao Procon, segundo a coordenadora. “O consumidor acaba se endividando e não consegue ter condições de equalizar essas contas, fica fazendo uma dívida em cima da outra, consignado, empréstimo pessoal, e aí acaba por comprometer a renda familiar” comenta Luana.

Para sanar dúvidas, ontem a tarde os profissionais do Procon e do Balcão do Consumidor promoveram a 1ª edição do plantão tira dúvidas. Durante toda a tarde a comunidade de Ijuí pode sanar dúvidas relacionadas ao endividamento. A atividade aconteceu na Praça da República de Ijuí.

Depois de serviços financeiros, as reclamações mais frequentes são relativas a telefonia móvel e internet, principalmente situações em que o consumidor acaba contratando um determinado plano pelo celular sem entender ao certo qual serviço está aderindo, e muitas vezes acabam sendo vítimas de grandes prejuízos” afirma a coordenadora do Procon, que alerta sobre a importância do consumidor ficar atento e prestar muita atenção no que está sendo ofertado a ele, principalmente quando a adesão se dá via internet. “Quando não se tem contato direto com a pessoa é muito mais perigoso o risco de entrar numa fraude” alerta.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!