Busca rápidaX

Superintendente do MDA no RS destaca importância do Proagro e Pronaf contra a estiagem

5 de fevereiro de 2025

O Ministério do Desenvolvimento Agrário está em contato com entidades para acompanhar os reflexos da estiagem no Rio Grande do Sul, segundo disse hoje pela manhã durante entrevista na RPI o superintendente do MDA no Estado, Milton Bernardes.

Frisou que existe uma comissão especial que já avaliou renegociação de dívidas de agricultores familiares, devido às perdas por estiagens nos últimos anos e em função da enchente de 2024. Ele destaca a necessidade de homologação e reconhecimento dos decretos de situação de emergência assinados pelos municípios, como mais uma forma de ajudar em projetos para os agricultores.

Milton Bernardes enfatizou que o governo federal está atento a alguns parâmetros, especialmente o Pronaf. Observou que a União não vai se omitir no apoio a produtores e quanto ao Proagro, o MDA discute com o Ministério da Fazenda as alterações promovidas no final do ano passado, que podem excluir agricultores familiares que requisitaram o benefício de maneira recorrente nos últimos anos.

Inclusive, quinta-feira passada, em reunião estadual sobre estiagem, realizada em Ijuí, as entidades agrícolas pediram que o governo federal revogue essas mudanças no Proagro. Porém, o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul alerta existem denúncias que chegam ao órgão de irregularidades na utilização do Proagro, o que está em investigação, por isso, a importância de avaliar os pedidos para atender quem realmente precisa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí