Como já registrado nesse mesmo período em anos anteriores, os últimos dias foram marcados por relatos de aparecimento de escorpiões em Ijuí. A reportagem da Rádio Progresso recebeu no final de semana imagens de diversos aracnídeos encontrados numa casa localizada nas proximidades da ponte do bairro Tancredo Neves.
O coordenador da Vigilância em Saúde do município, Ortiz Júnior, disse em entrevista à Rádio Progresso que são vários fatores que chamam atenção dos escorpiões, mas o principal deles é relacionado ao ambiente. Eles são eliminadores de baratas por exemplo, então, num ambiente com muitas baratas, a tendência é que eles apareçam em maior quantidade.
Além disso, pilhas de madeiras, tijolos e pisos também contribuem para a proliferação. Ortiz ressalta que eles tem hábitos noturnos e a busca por baratas costuma se dar através das tubulações, por isso não é difícil os escorpiões escalarem por vários andares.
Ainda de acordo com a Vigilância em Saúde, os que mais tem aparecido em Ijuí são os pretos e marrons, espécies que não apresentam riscos, mas mesmo assim, caso a pessoa seja picada, a dor no local é inevitável.
A orientação principal é manter os ambientes limpos e ao avistar, tentar capturá-lo e em seguida entrar em contato com a Vigilância em Saúde.