Busca rápidaX

MANCHETES

TEA na Cozinha: Projeto que será lançado em 2023 vai ensinar práticas culinárias às crianças autistas de Ijuí

25 de novembro de 2022

A TEAmor- Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí vai lançar em 2023 um projeto inovador. Trata-se do TEA na Cozinha. Em entrevista à Rádio Progresso a coordenadora da associação, Raquel Pinto, relatou que o objetivo do projeto é estimular a autonomia e independência das crianças, adolescentes e jovens autistas nas rotinas diárias.
Através do TEA na Cozinha, os integrantes do projeto deverão aprender por meio de atividades práticas as regras de higiene, limpeza, segurança e organização, bem como as funcionalidades dos equipamentos e utensílios. Além disso o projeto vai possibilitar que as próprias crianças aprendam a preparar suas refeições de forma saudável, arrumar a mesa com autonomia e preparar diversas receitas, desde pratos do dia a dia até os mais elaborados.

As turmas serão divididas por faixa etária. Segundo Raquel, a associação promove o Brechó Solidário com a finalidade de arrecadar verbas para comprar os utensílios de cozinha e então dar início ao projeto.

Para saber como seria a reação das crianças e adolescentes, no último dia 19 foi realizado um teste piloto na cozinha, e a avaliação foi surpreendente segundo a coordenadora da associação: todos ajudaram, se divertiram e o resultado foram quatro pizzas e um bolo que foi compartilhado entre todos.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!