Busca rápidaX

MANCHETES

Tempo seco aumenta incidência de pragas na soja; em Ijuí, região sul é a mais atingida pela falta de chuva

28 de janeiro de 2026

Com o período seco e quente do atual momento, há surgimento de ácaros e tripes de forma mais acentuada na soja, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. Diante disso, agricultores realizam manejos para controle desses problemas.

Cerca de 3% da soja está em granação, 57,5% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo. A oleaginosa tem bom desenvolvimento foliar. Por outro lado, a Emater constata início da semeadura de soja, de segunda safra, em áreas colhidas de milho grão e silagem.

Em Ijuí, a região sul do município sente a falta de chuva. Mesmo com o grande acumulado de precipitação climática de dezembro e começo deste mês, algumas áreas têm deficit hídrico, visto cerca de 20 dias sem chuva. Isso ocorrem, especialmente, nos distritos de Rincão dos Gói e Alto da União, conforme explica o agrônomo da Emater, João Burati. (Abaixo, áudio de João Burati).

 

Em Ijuí, segundo João Burati, a maioria da soja está em floração e formação de vagens, com pouco percentual, de 5 a 10%, em granação.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!