O Poder Executivo de Tenente Portela decretou nesta sexta-feira (21) situação de emergência devido a estiagem e a falta de água, especialmente na zona rural.
Um laudo técnico elaborado pela Emater-Ascar, com dados coletados desde o dezembro de 2019 até meados deste mês, mostra que as chuvas diminuíram cerca de 30% no município, em comparação com o mesmo período dos últimos três anos. A estiagem tem ocasionado perdas na produção agrícola, atividade leiteira, piscicultura e lavouras de milho.
Para amenizar os efeitos negativos, a Prefeitura Municipal utiliza diariamente um caminhão pipa para distribuir água nas comunidades interioranas mais afetadas pela estiagem. Atualmente, cerca de 150 famílias são atendidas.
A falta de água potável para o consumo humano também foi considerada para a publicação do decreto. Segundo o levantamento da Emater-Ascar, desde junho de 2019 acontece uma redução significativa nas precipitações pluviométricas no âmbito municipal, causando reflexos diretos nos lençóis freáticos. Ainda já foi constatado que vários poços que garantiam o abastecimento de famílias da área rural acabaram secando.