Busca rápidaX

MANCHETES

Termina nesta quarta-feira, 04, prazo para emitir, transferir ou regularizar o título eleitoral

3 de maio de 2022

O prazo final para emitir, transferir ou regularizar o título eleitoral para votar, neste ano, vai terminar nesta quarta-feira, dia 4 de maio. A partir da quinta-feira, quem tiver pendências na Justiça Eleitoral não poderá votar nas eleições deste ano, para escolha de presidente da República, governadores, senadores, ainda deputados federais, estaduais e distritais.

O primeiro turno vai ser dia 2 de outubro e o segundo turno, em 30 de outubro. O eleitor que não votou em três eleições seguidas e teve o título cancelado também deve regularizar a situação até 4 de maio.

A chefe do Cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Sônia Reinke, disse que pode ser feito o primeiro título, por exemplo, para pessoas que têm 15 anos e completarão 16 até 2 de outubro de 2022, ainda quem possui entre 16 a 18 anos, mesmo que para este público a votação seja facultativa. Também é possível mudar o domicílio eleitoral.

Todos os serviços podem ser feitos online, através do site tre-rs.jus.br. O Cartório Eleitoral de Ijuí disponibiliza o Whatsapp 55-9-9661-4107 para agendar os serviços. Por esse Whats, o Cartório encaminha o link a fim de que as pessoas possam preencher o formulário e juntar a documentação.

Sônia Reinke observa que o atendimento presencial no Cartório é realizado, especialmente, para quem não tem acesso à internet. O Cartório Eleitoral de Ijuí atende do meio-dia às 19 horas. Ela esclarece que o título não é mais impresso no tradicional papel verde e a partir de agora o documento fica online no aplicativo e-titulo. Porém, o título físico segue com validade para quem possui o documento antigo.

Depois do dia 4 de maio, o calendário para tirar o primeiro título ou alterar dados vai reabrir em 15 de novembro.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!