Com o contrato em regime diferenciado, na qual a empresa que venceu a licitação faz o projeto, encaminha as licenças ambientais e executa os trabalhos, a obra para duplicar a ponte sobre o Rio Ijuí, na ERS-344, ganha agilidade e deve começar nesse ano. Esse foi um dos temas da reunião nesta semana do secretário de Cultura do Estado, deputado Eduardo Loureiro, como o diretor-geral do DAER, engenheiro Luciano Faustino.
A ponte na divisa entre Santo Ângelo e Entre-Ijuís, é uma das mais importantes ligações do interior gaúcho, conectando várias regiões, além de ser uma das mais movimentadas. A travessia foi inaugurada na década de 1950 e representou um marco para a logística regional, mas ao longo do tempo a ponte se deteriorou, mesmo com intervenções pontuais. A situação dele preocupava motoristas e lideranças, ainda mais depois dos períodos de enchente. “Agora, além da duplicação, a ponte será toda reforçada em sua base, será uma grande e necessária obra”, destaca Loureiro.
O contrato em regime diferenciado foi assinado em dezembro de 2025, depois da mobilização de lideranças garantir que ela fosse financiada pelo Fundo de Reconstrução do RS (Funrigas). O investimento é de R$ 22,6 milhões.