A 24ª Marcha dos Prefeitos a Brasília vai ter recorde de participantes. A programação vai acontecer de segunda a quinta-feira da próxima semana, na Capital Federal, iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Famurs – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – e prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno, disse que serão cerca de 10 mil participantes de todo o país. Devido ao grande número de cadastros, as inscrições já foram encerradas. Salerno comentou que se a partir de agora prefeitos ou demais representantes municipais não possuem reserva de hotéis em Brasília, a orientação é que nem se desloquem para o evento.
Do Rio Grande do Sul estarão na Marcha em torno de 300 prefeitos. No entanto, todos os 497 municípios gaúchos deverão estar presentes na Capital Federal, pois também participarão vice-prefeitos, secretários e vereadores. A Marcha a Brasília vai debater, especialmente, o pacto federativo. Conforme o presidente da Famurs, nesse âmbito a discussão vai estar centrada na reforma tributária, aguardada há muito tempo, e que depende de encaminhamento do governo federal.
Segundo Paulinho Salerno, os municípios precisam se manter atentos, pois se ocorrer mudanças, tenham garantia de manutenção do índice de recursos financeiros repassados pela União ou até mesmo crescimento na participação no bolo tributário. Atualmente, os municípios recebem de retorno de dinheiro, 17% de tudo o que é arrecado em impostos no Brasil. A revindicação é por aumento.