O prefeito de Ajuricaba, Paulo Dolovitsch recebeu hoje (28) representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para tratar de um importante projeto voltado à implantação de equipes de cuidados paliativos na região. Representando a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, esteve o titular, Marco Atkinson, e a enfermeira Roseli Rita Rodrigues. Eles apresentaram o projeto que foi encaminhado ao Ministério da Saúde e que aguarda homologação para a habilitação do Hospital de Ajuricaba como sede de uma Equipe Matricial e de uma Equipe Assistencial de Cuidados Paliativos. O município foi escolhido entre os demais que integram a 17ª Coordenadoria para receber essa iniciativa pioneira.
Como parte das ações para promover o projeto e ampliar o apoio regional, uma equipe de Ajuricaba participará, no dia 16 de junho, do Seminário do Corede, em Santa Rosa. Na ocasião, o projeto será apresentado à comunidade regional, com o objetivo de mobilizar lideranças e profissionais em torno da proposta.
Para garantir o sucesso da iniciativa, será necessário investir em estrutura física, como a construção de um auditório com capacidade para cerca de 120 pessoas. Embora grande parte do trabalho das equipes seja desenvolvido de forma online, os representantes da CRS destacaram a importância de vínculos presenciais para que o atendimento tenha efetividade.
A nova estrutura deverá atender a uma população estimada de cerca de 300 mil habitantes, abrangendo dez municípios da região. Em Ajuricaba, um grupo de estudos já é desenvolvido com profissionais da saúde, a fim de garantir que, tão logo o projeto seja aprovado, a equipe local esteja preparada para atuar de forma qualificada na equipe matricial de cuidados paliativos.
A iniciativa representa um avanço importante para a qualificação da atenção à saúde na região, especialmente no cuidado humanizado e integral a pacientes.