Busca rápidaX

Travessia entre Porto Xavier e San Javier é um dos locais reabertos com a Argentina

7 de fevereiro de 2022

As travessias entre Brasil e Argentina, na fronteira do Rio Grande do Sul, pelo rio Uruguai, foram reabertas sábado, após período de fechamento em razão da Covid. Por exemplo, está liberada a passagem de veículos através de balsa na localidade de Porto Soberbo, município de Tiradentes do Sul. O funcionamento ocorre de segunda-feira a sábado, das 8 horas e 30 minutos às 11 e 30 e das 14 às 17 e 30. Também houve retomada da passagem de veículos e pessoas pelas Aduanas de Porto Mauá, no Brasil, e Alba Posse, Argentina, ainda entre Porto Xavier e San Javier. Para ingresso no território argentino é obrigatório, por exemplo, apresentação do cartão de vacinação impresso com o registro da imunização completa contra a Covid há, pelo menos, 15 dias.

Ao falar hoje pela manhã na RPI, o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, enfatizou que também é preciso a declaração jurada, disponível através do site argentino ddjj.migraciones.gob.ar. Gilberto Menin comentou que sábado, na reabertura da Aduana, o trânsito foi bastante tranquilo, com mais entrada de argentinos no Brasil, do que brasileiros para a Argentina. Muitos moradores do país vizinho ingressaram em solo brasileiro para de deslocar às praias.

A travessia entre Porto Xavier e San Javier está aberta de segunda-feira a sábado, das 8 horas e 45 minutos às 17 e 30. Existe negociação para que a balsa possa funcionar também aos domingos, especialmente porque aos finais de semana há bastante deslocamento de pessoas para turismo, por exemplo, em balneários, ou questões de comércio.

Na mesma entrevista na Progresso, nesta segunda-feira, o prefeito de Porto Xavier frisou que hoje está em Brasília, onde tenta apoio financeiro do governo federal para minimizar os impactos causados pela estiagem. Carlos Menin esclareceu que diariamente, através de caminhão pipa, a prefeitura leva 300 mil litros de água para abastecer animais e moradores do interior de Porto Xavier.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!